top of page

Como a Prototipagem pode Facilitar o Processo de Inovação?


A equipe da Mockart conversou com Leila Malta, consultora da L’inno Bureau (www.linnobureau.com) e professora da Faculdade SENAI Theobaldo De Nigris (https://grafica.sp.senai.br/) sobre prototipagem, lançamento de novos produtos e Inovação. Com vasta experiência internacional no tema, é uma das principais especialistas do assunto no país, e aqui nos traz lições sobre como a prototipagem e os mockups podem facilitar (e agilizar) o processo de Inovação nas empresas.*


 


 

MOCKART: Leila, o que é Inovação? Existe uma definição oficial para isso?


LEILA: Sim, existe uma definição oficial para a Inovação, que foi elaborada pela OCDE no final da década de 1990. Mas, como se tratava de uma definição muito técnica, era de difícil compreensão e memorização. Quem conseguiu traduzir essa mesma definição para um formato mais compreensível foram os autores A. G. Lafley (ex-presidente da P&G) e Ram Charan no livro “The Game Changer”: “Inovação é um processo de transformação de uma ideia original numa solução que dê resultado – financeiro e/ou social e/ou ambiental”. Essas três naturezas de resultado, que coexistem, é o que chamamos de “tripé da Inovação”. Esta definição é a que eu apresento nas minhas aulas.


MOCKART: Se a Inovação é um processo, então quais ferramentas ou métodos são utilizados nesse processo?


LEILA: No início do processo, quando compreendemos o problema a ser resolvido, e precisamos partir para a geração de ideias, que serão em seguida convertidas em soluções implementáveis, normalmente utilizamos ferramentas de Criatividade, como o brainstorming, SCAMPER, observações em campo com potenciais usuários (os clientes) da solução, entre outras. Uma vez que conseguimos construir mentalmente e verbalmente a ideia a ser desenvolvida, então a ferramenta mais poderosa e rápida para testarmos possibilidades ao redor dessa ideia é a prototipagem. Antes de sair investindo recursos em experimentos de maior porte, a prototipagem ajuda a visualizar a ideia, e antecipar a compreensão de como essa ideia vai ajudar a resolver o problema do seu cliente.


MOCKART: Além da etapa inicial, a prototipagem pode ser utilizada em outras fases de um projeto?


LEILA: Com certeza! A antecipação de possibilidades através da visualização contribui para a tomada de decisão dentro do projeto. Enquanto a prototipagem ajuda a selecionar opções no início do processo de Inovação, ajudando a equipe responsável pelo desenvolvimento do produto a compreender o que precisa ser feito para concretizar aquela solução, nas demais fases do projeto pode auxiliar a equipe de outra maneira. P.ex., imagine que a equipe vai avançar para a fase de teste em escala – e, para tanto, você precisa de uma referência (às vezes física) para determinar as especificações do teste e os parâmetros a serem monitorados, e assim coletar evidências que mostram a viabilidade da produção da solução em escala. O protótipo (digital ou físico) é a referência que colabora para a realização dessa etapa, diminuindo os riscos (técnicos, operacionais, financeiros) inerentes a testes dessa natureza. Ele dá “dicas” para a equipe de quais condições devem ser consideradas no desenho e execução do teste para alcançar o resultado lá na frente.


MOCKART: E na etapa de lançamento? Como a prototipagem pode ajudar a lançar um produto?


LEILA: Quando saímos da fase de testes da solução, e passamos para a fase de lançamento para o mercado, então nessa fase normalmente temos elementos visuais de promoção (a arte) já desenvolvidos e definidos, bem como os elemento físicos (tamanho, volumetria, material, etc.). Considerando que a disputa pelo espaço promocional não se restringe ao varejo físico, e migrou para o ambiente digital (do eCommerce), então, ter materiais visuais bem desenvolvidos, que promovam com excelência a solução a ser comercializada, então ter protótipos ("mockups") – especialmente os digitais – desenvolvidos com coerência frente ao que será fisicamente entregue ao cliente, é fundamental. No universo das embalagens, não basta desenvolver pensando “apenas” em questões funcionais (porcionamento, proteção, transporte) ou na exposição no ponto de vendas físico: hoje, é algo 360 graus, que precisa incluir a interação digital com o cliente a partir da experiência com a embalagem, e a exposição da solução no eCommerce. A prototipagem acelera – e muito – as etapas de criação e desenvolvimento, mas também viabilizam uma estratégia de lançamento consistente, que promove marcas e produtos de maneira harmonizada nos diferentes canais de comunicação e venda.

 

CONTE COM A MOCKART, A ESPECIALISTA EM PROTÓTIPOS E MOCKUPS


A Mockart é especialista em prototipagem, e criação de mockups digitais e físicos 3D, que auxiliam na aceleração do desenvolvimento de novos produtos, e facilitam a tomada de decisões de designs de embalagens e execução em PDV. Com os nossos mockups, fica mais fácil apresentar, aprovar e encantar com seus projetos. Para maiores informações sobre como a Mockart pode ajudar você na prototipagem da sua próxima embalagem e execução no PDV, entre em contato através do site: www.mockart.com.br.

 

*Entrevista realizada em 29 de Outubro de 2021.

55 visualizações

© 2023 POR MOCKART. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Logo_Mockart_premedia_color.png

Mockart Ltda. - CNPJ: 42.005.574/0001-00
Rua Airto Antônio Fabrício, Lote 65 Quadra 05
Loteamento Empresarial Mansur
Bairro Sertão Maruim • São José • SC • CEP 88122-026

  • Whatsapp
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page